22 de ago. de 2007

Atualizando.....

Após um longo período sem potagens....aqui estamos novamente!
Bom..além dos 2 projetos já comentados, outros projetos foram desenvolvidos na SI, fugindo à normalidade o tempo de desenvolvimento dos mesmos devido à alguns empecilhos como a greve, licença para tratamento de saúde, choques de horários na agenda etc. A seguir, estão os projetos desenvolvidos no 1º semestre, sendo que alguns ainda em andamento.
* Jogos em ação: tem como objetivo propiciar que, através dos jogos, o aluno revele e desenvolva a sua autonomia, originalidade, atenção, organização, concentração, coordenação motora fina etc.
Os sites são previamente selecionados pelas professoras e coordenadora da SI, assim como os jogos disponibilizados para as crianças.
Turmas: 11, 12 e 13
Obs: este projeto foi iniciado no 1º semestre e ainda está sendo desenvolvido.
* A importância de uma alimentação saudável: tem como objetivos diferenciar os grupos alimentares que compõem a pirâmide alimentar; ampliar os conceitos de uma boa alimentação e descobrir a importância de uma alimentação variada.
Pesquisas na internet sobre alimentação (tipos de alimentos, tipos de vitaminas encontradas nos diversos alimentos, conservação dos alimentos) e pirâmide alimentar (conceito, pra que serve e como é formada) foram realizadas. Em seguida, em duplas, os alunos construíram uma pirâmide alimentar e um texto sobre o que foi pesquisado.
Turma: 41
Obs: iniciado no 1º semestre e concluído no início do 2º semestre.
* Famous people: tem como objetivos aprender a formar frases em inglês, assim como aumentar o vocabulário com relação às profissões, nacionalidade e países.
Cada grupo, formado por 3 alunos, selecionou 5 pessoas famosas por meio de pesquisas na internet. Em seguida, no word inseriram as figuras e criaram frases sobre cada uma de acordo com a nacionalidade, com o país e profissão da personalidade escolhida.
Turma: 72 e 82
Concluído.
* Blog: tem como objetivo a utilização do blog como ferramenta de comunicação da turma na língua inglesa e portuguesa e aprimorar a gramática e o vocabulário através dos registros das atividades realizadas nas aulas de português e inglês.
Cada grupo, formado por 3 alunos, criou um blog. Algumas atividades realizadas pela turma são registradas nos blogs através de postagens e, cada grupo comenta nos blogs dos demais grupos a postagem da atividade em questão.
Turma: 72
Obs: projeto em andamento
* História em quadrinhos : tem como objetivo aprender a criar perguntas e respostas em inglês usando o verbo to be.
Em grupos, os alunos selecionaram seus personagens através de pesquisas na internet. Uma vez selecionados os personagens, os alunos inseriram as figuras no word dando início à criação das histórias.
Turmas: 53, 63 e 64
Concluído.
* O mundo das cores: tem como objetivo aportunizar as crianças o contato com o mundo mágico das cores envolvendo as diversas áreas do conhecimento por meio da contação de histórias, pesquisa na internet, produção de texto, manipulação de tintas (experiências) e visualização de um filme.
O projeto teve início com experiência realizada com as tintas. Em seguida, foi contada às crianças a história "Bom dia todas as cores" e, a partir do personagem principal da história, o camaleão, desenvolveu-se pesquisa na internet, produção de texto....
* Histórias contadas viram histórias dobradas: tem como objertivos integrar a técnica da dobradura como meio cooperador no processo ensino-aprendizagem nas séries iniciais; aproximar os alunos da linguagem do origami e criar uma curta metragem com os trabalhos desenvolvidos.
Turmas: 11, 12, 21 e 24
Com a dobradura de um coração, as crianças confeccionaram um cartão para o dia das mães. Sendo que, todo processo foi fotografado e, posteriormente, montada uma apresentação em Powerpoint.
Concluído.
Além dos projetos, pesquisas na internet são realizadas durante todo o semestre.

Nenhum comentário: